quarta-feira, 3 de julho de 2013

#Crônica do instante.

Online a velocidade da informação pode acelerar rapidamente de zero a 100 em fração de segundo. Pode ser desacelerada para 40 por hora e assim poder perceber o que se passa na paisagem lá fora. Descobri um milhão de emissoras de rádio na Web. Os tweets pipocam
tão rápido que é impossível acompanhar tantos assuntos ao mesmo tempo. Então faço seleções para leitura e análise, vejo os trendtopics gerais e segmentados. Está bombando o #Snowden e Evo Morales no tema de espionagem.
No tópico Evo Morales a taxa de renovação dos pulsos é 20 por segundo, neste momento do dia. 10 horas da manhã. A maior parte dos tweets são meras repetições da notas anteriores, as starts ups.
Os assuntos remetem a um problema maior, que fica em segundo plano, que é a disputa pelo poder efetivo sobre a circulação da informação num sistema global em abrangência, porém com restrições evidentes à livre expressão na internet.
Uma boa notícia do dia é esta, vinda do IBGE, portanto uma fonte confiável; "Pesquisa do IBGE aponta que 76,8% dos municípios brasileiros possuem computadores na rede pública de ensino." Este dado quer dizer que aumenta a capacidade de convencimento através de outros meios de comunicação, embora a televisão ainda seja a campeã de audiência, a que tem a maior influência na formação da opinião geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário