Toda a pesquisa funciona como uma pergunta colocada ao mundo, pelo investigador, de modo a elucidar o próprio tema, expor os argumentos encontrados. Nas pesquisas do Direito encontramos uma série de elementos que caracterizam e estabilizam a sociedade através dos tempos. De certa forma, o Direito materializa uma parte da existência humana, mas não deixa de se remeter às estruturas arcaicas, anteriores a toda formulação filosófica. É onde se encontram reunidas as raízes de diferentes árvores do conhecimento, que num momento pretérito estiveram unidas pela origem comum. Da religião e da ciência. Da literatura como possibilidade de visualização das hipóteses antes delas se tornarem visíveis para os demais. Antecipação aos sentidos do senso comum pela sintonia fina com outro nível de análise. É através do discurso (logos) que se dá a descoberta do objeto.
Mostrando postagens com marcador Comunicação ubíqua. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comunicação ubíqua. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
O poder da indagação
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
a implosão do jornalismo convencional
Em 2006 escrevi esta nota para um blog, mas não publiquei. Hoje, vejo que ainda tem sentido.
"
Provocação inicial para um debate ou conversação mais
profunda sobre o estágio presente e futuro dos meios de comunicação, sobretudo
para os países do 3º mundo. Após a revolução tecnológica do suporte (internet)
veio a revolução do modus operandi, da linguagem e da dinâmica interna
do processo de produção do conhecimento.
O caráter democratizante e
emancipatório deste novo meio de comunicação abre novas frentes de batalha no
interior das disputas simbólicas.
A explosão dos blogs e a facilidade de publicar na web
trouxe muitas escolhas e novas perguntas interessantes. Será tão fácil fazer
jornalismo de qualidade como andam supondo? Parece que não. Examinando outros
momentos de grande efervescência cultural, provocados pela popularização de
novas técnicas, podemos perceber similaridades. São ciclos de expansão e
contração, ruptura e acomodação, avanços e recuos. Foi assim nos primeiros
passos da imprensa, que evoluiu dos panfletos para o jornalismo crítico,
iluminista e republicano.
A possibilidade de se dirigir a plateias ou públicos
cada vez maiores não parou de crescer, como atestam o desenvolvimento dos meios
de comunicação eletrônicos (rádios e televisão) e agora com os meios digitais e
todas as suas implicações e conseqüências. Assim, a aparente facilidade de
publicação, típica das fases de expansão, com todos os seus excessos e
distorções, deverá, em breve, passar para a fase de estabilização e depuração,
apesar da velocidade do processo continuar a aumentar.
Os leitores aí dos EUA podem deixar comentários em inglês.
Os leitores aí dos EUA podem deixar comentários em inglês.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Seleção diária de notícias
Um dos aspectos mais importantes da tecnologia da internet é dispor destas ferramentas agregadoras e tb das mídias sociais para criar o seu próprio cliping diário das melhores fontes de informação. Assim é possível criar uma conta para cada tipo de fonte, separando as narrativas conforme sua ideologia. É o básico da profissão de repórter. Aos poucos esse uso vai se refinando e aprimorando.
quarta-feira, 3 de julho de 2013
#Crônica do instante.
Online a velocidade da informação pode acelerar rapidamente de zero a 100 em fração de segundo. Pode ser desacelerada para 40 por hora e assim poder perceber o que se passa na paisagem lá fora. Descobri um milhão de emissoras de rádio na Web. Os tweets pipocam
tão rápido que é impossível acompanhar tantos assuntos ao mesmo tempo. Então faço seleções para leitura e análise, vejo os trendtopics gerais e segmentados. Está bombando o #Snowden e Evo Morales no tema de espionagem.
No tópico Evo Morales a taxa de renovação dos pulsos é 20 por segundo, neste momento do dia. 10 horas da manhã. A maior parte dos tweets são meras repetições da notas anteriores, as starts ups.
Os assuntos remetem a um problema maior, que fica em segundo plano, que é a disputa pelo poder efetivo sobre a circulação da informação num sistema global em abrangência, porém com restrições evidentes à livre expressão na internet.
Uma boa notícia do dia é esta, vinda do IBGE, portanto uma fonte confiável; "Pesquisa do IBGE aponta que 76,8% dos municípios brasileiros possuem computadores na rede pública de ensino." Este dado quer dizer que aumenta a capacidade de convencimento através de outros meios de comunicação, embora a televisão ainda seja a campeã de audiência, a que tem a maior influência na formação da opinião geral.
tão rápido que é impossível acompanhar tantos assuntos ao mesmo tempo. Então faço seleções para leitura e análise, vejo os trendtopics gerais e segmentados. Está bombando o #Snowden e Evo Morales no tema de espionagem.
No tópico Evo Morales a taxa de renovação dos pulsos é 20 por segundo, neste momento do dia. 10 horas da manhã. A maior parte dos tweets são meras repetições da notas anteriores, as starts ups.
Os assuntos remetem a um problema maior, que fica em segundo plano, que é a disputa pelo poder efetivo sobre a circulação da informação num sistema global em abrangência, porém com restrições evidentes à livre expressão na internet.
domingo, 23 de janeiro de 2011
A marcha da insensatez
Quando jovem ouvimos muitos conselhos e, geralmente, seguimos nenhum. Agora, porém, compreendo que alguns deles eram bons conselhos. Se tivesse seguido, certamente seria diferente hoje. Mas a vida não volta no tempo, segue o seu devir. Pois então, é o caso agora de ouvir os avisos da Mãe Natureza. Quem não respeitar as leis da natureza irá sofrer as conseqüências.
É um tanto catastrófico e fatalista, eu sei, mas são os fatos que se impõem. Tudo que acontece em termos de ambiente natural é quase inteiramente responsabilidade dos homens, decorrência lógica do impacto que a espécie vem causando ao longo dos séculos, sobretudo nos últimos anos. Acho muito importante aprender a ler o que ocorre por baixo do nível da mídia, que vem mantendo um padrão muito raso, superficial, em suas descrições simplificadas.
Digam vocês aí o quê pensam!
É um tanto catastrófico e fatalista, eu sei, mas são os fatos que se impõem. Tudo que acontece em termos de ambiente natural é quase inteiramente responsabilidade dos homens, decorrência lógica do impacto que a espécie vem causando ao longo dos séculos, sobretudo nos últimos anos. Acho muito importante aprender a ler o que ocorre por baixo do nível da mídia, que vem mantendo um padrão muito raso, superficial, em suas descrições simplificadas.
Digam vocês aí o quê pensam!
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Meu dilema favorito
Quando pensamos, pensamos junto ou separadamente? O olhar sintético é sinótico, sua estética estaca no zero. Assim não vai dar em nada. Mas havia mais a ser feito. Compromissos antigos esperavam ainda ser saldados. De modo que foi saudável ter sido prudente, de outro modo seguiria enclausurado. Pois era assim que estava: diante da filosofia, encurralado pela economia. Uma vez mais foi a chance, a oportunidade batendo à porta e não havia ninguém em casa para atender. Então, parece que fica tudo junto; as partes reunidas formando um corpus probandi qualquer e os argumentos, todos, dali retirados, extraídos. Deveria mesmo era lembrar de todas as aulas que freqüentei.
sábado, 6 de novembro de 2010
O mistério da comunicação na Internet
Há algo que me intriga e instiga a pensar e, por conseqüência, a escrever a respeito. Depois que tirei do ar o conteúdo deste blog as visitas continuaram a ocorrer, mesmo aos pingados. É como se os leitores quisessem encontrar novamente algum conteúdo por aqui. Vou abrir novamente uma sessão. Vou também ficar aguardando uma manifestação, seja de quem for, de onde for. Algum sinal de vida do outro lado da linha. A gente não sabe quem está aí. É isso que espanta: é como ir gritar na janela do apartamento, alguém vai ouvir.
Assinar:
Postagens (Atom)

